quinta-feira, 9 de junho de 2011

História sobre o México

Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, Toltecas e os maias ocupavam a região. O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou a civilização asteca entre os anos de 1519 e 1521, neste momento o México passou a integrar o vice-reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810, já em 1824 a república.
No ano de 1836 ocorreu à independência da região do actual estado norte-americano do Texas, e sua anexação pelos Estados Unidos, em 1845, resultou na Guerra do México. Já derrotado, o México perdeu ainda o Novo México, a Alta Califórnia, Utah, Arizona, Nevada e o oeste do Colorado.
A Revolução Liberal ocorreu em 1857. E o poder foi assumido por Benito Juárez, com uma política progressista ele não foi bem recebido pelos conservadores. Levando assim a Guerra civil até 1861, a qual foi vencida pelos liberais.
Após a vitória Benito suspendeu o pagamento da dívida externa.
Em 1863, os franceses se aproveitaram deste pretexto para invadir o México. Depois de 4 anos, a monarquia instalada pelos franceses foi derrubada e o imperador fuzilado.
Em 1876, o general PorfirioDíaz implantou uma ditadura e permaneceu durante décadas no poder. Já nas eleições a vitória foi considerada fraudulenta, com isso os camponeses se rebelaram e deram início a revolução Mexicana.
As maiorias das empresas estatais mexicanas foram privatizadas em 1980. No ano de 1993 o México passou a integrar o Nafta (Acordo Norte Americano de Livre Comercio).
Em 1994 o México viveu uma crise económica, a qual afectou vários países. Tal crise ficou conhecida pelo mundo todo como “efeito tequila”. Em 2000 foram realizadas as primeiras eleições presidencial do México considerada sem fraudes.
Ela foi vencida pelo oposicionista Vicente Fox, que acabou com os 71 anos de governo do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quantos Estados tem o México?



O México, oficialmente denominado Estados Unidos Mexicanos, é uma república democrática, representativa e federal integrada por 32 entidades federais que ocupa a parte meridional da América do Norte. De acordo com a Constituição, a sede dos poderes da federação é a Cidade do México, cujo território foi designado como Distrito Federal.

        

                                                      Gastronomia 



A gastronomia mexicana é uma das mais apimentadas e com vasta quantidade e diversidade de condimentos. Outros pratos típicos do México são: os tacos, quesadillas, tortillas, enchilladas, burritos entre outros. Os alimentos mais utilizados são o milho, a base da comida mexicana(análogo ao arroz e feijão brasileiros, as tortillas mexicanas, a base do milho), o guacamole(abacate) que é muito utilizado em pratos salgados e o chocolate.
Usado como entrada o Guacamole é uma das comidas mexicana mais conhecidas da gastronomia do México. Guacamole nada mais é do que abacate amassado com tomates, pimentas, cebola e alho. Servido com nachos é uma das opções de aperitivo rápido do México.



Guacamole
                                                                   Tacos Mexicanos
                                                                   Tortillas Mexicanas
                                                              Burritos Mexicanos


Guia Turistico Sobre a Cidade do México

sexta-feira, 27 de maio de 2011

México

Hoje vamos falar sobre o México, uma cidade maravilhosa e cheia de atracções.
A Cidade do México está a 2.250 metros acima do nível do mar. Trata-se do Distrito Federal que por sua vez oferece um mundo de diversificações salpicado com narrações para evocar interessantes passagens na rica história mexicana.
 Admirar as construções é possível através dos passeios já programados nas ruas do centro histórico, começando pela Catedral Metropolitana, símbolo da colonização espanhola com os seus cantos e arquitectura barroca-churriqueresca.
Catedral Metropolitana
O Palácio Nacional com sua arquitectura tipicamente singular onde se apreciam os arabescos através dos quais "Diego Rivera" narrou episódios da história mexicana. O Palácio dos Correios é um edifício com forro interior todo trabalhado na Itália e constitui um admirável trabalho artístico.
Palácio dos Correios
 
Neste lugar encontra-se o Museu Numismático onde a história é contada através das gravuras nas cédulas. O Palácio das Belas Artes constitui um exemplo de arquitectura porfiriana. Seguindo na calçada da reforma, não poderemos deixar de admirar o Anjo da Independência, o Monumento a Colombo e Diana Cazadora. Quanto aos Museus, o Distrito Federal tem todos e para quaisquer idades, gostos ou necessidades.
 
Palácio das Belas Artes

Anjo da Independência

As famosas Pirâmides Atecas podem ser encontradas a 50 km a norte da capital, em Teotihuacan, cujo significado é "o local onde os homens se tornam deuses". A cidade é uma das mais impressionantes do mundo antigo, foi fundada antes da era cristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes.
Os teotihuacanos, como foram chamados pelos astecas, foram uma das civilizações mais avançadas daqueles tempos e do posterior também. As técnicas de construção de pirâmides, a expansão territorial e o comércio foram passados até os astecas.




Pirâmide Asteca do México